Iniciando na arte de fazer sites

Primeiro vamos diferenciar webdesign de webprogrammer. Quem é webdesigner deve ter um olho um pouco artístico, saber fazer o melhor layout de acordo com as necessidades do cliente, pensar na navegabilidade do site e na disposição do conteúdo na tela. Já o webprogramer vai receber o design pronto e fazer com que a interação usuário máquina seja possível. A criatividade do programador se restringe a pensar qual o código mais redondo, ou seja, que irá consumir menos tempo para ser executado pela máquina. É bom que os dois saibam um puco da área um do outro para haver diálogo e nenhum dos dois propôr algo que não esteja ao alcance de seu colega, até porque geralmente quem trabalha com isso não tem muito tempo a perder. Existem prazos de entrega do site para o cliente.

As ferramentas mais usadas pelos webdevelopers(palavra designada para os que “mexem” com sites) são as da Adobe(fabricante de softwares da área multimídia, www.adobe.com): Dreamweaver, Ilustrator, Fireworks, Premiere, After Effects, Flash e Photoshop.

O Dreamweaver serve para desenvolver sites em html e possibilita trabalhar com algumas linguagens de programação entre as mais usadas está o php e o asp. Sabe essas páginas que parecem folhas? intão, elas são html.

O Ilustrator serve para trabalhar com imagens vetoriais, muito usado para fazer logotipos.

O Firework é um editor de imagem muito específico para a web, defendido por muitos como o melhor para desenhar o layout.

O Premiere é um software para edições de vídeo, que tem alguns efeitos pré-prontos e que possibilita construir alguns outros.

O After Effects tb é um editor de vídeo, mas muito mais poderoso para fazer efeitos visuais. O ideal é editar o vídeo no Premiere e depois fazer a finalização no After Effects.

O Flash é um software para edição de sites ou banners, possui uma linguagem de programação própria chamada de Action Script. Esses sites com cara de filmes são feitos em flash, um exemplo muito bom é o dá Pirelli(www.pirelli.com).

E o Photoshop, que é o mais cunhecido por deixar a mulherada do jeito que pediram a Deus(que sacaniou algumas), é também muito usado para editar algumas imagens para web, mas os apaixonados pelo Fireworks preferem deixá-lo para a mídia impressa.

Publicado por

Diego Lopes

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *