Passado, presente e futuro da Internet

A web começou lá atrás com o exército e depois foi usada pra divulgar pesuisas acadêmicas. Na época existia apenas o HTML que era para editar os textos(na época era apenas textos e algumas imagens). Na década de 90 foi ganhando corpo a idéia de usar a web para finalidades publicitárias, depois para prestação de serviços, agora como forma de mudar a sociedade, tem se falado até numa NOVA ORDEM, um novo capitalismo. Não acho exagero dizer isto, eu mesmo larguei o cursinho para estudar apenas pelo youtube. Em meus estudos tenho selecionado os melhores vídeos e vou colocando-os na ordem em que acho mais didática, caso alguém queira vê-los é só acessar www.youtube.com.br/diegpl. Será um prezer saber que estou ajudando.

Já tem professores com blogues educacionais. Gravam vídeos e escrevem textos maravilhos, super didáticos e dinâmicos. O bom da web é que você pode escolher o professor que quer e se ele for ruim vc simplesmente escolhe outro, não paga nada por isso. Outro dia vi um vídeo super bacana de química em que o professor achou que apesar da questão estar na prova de sua matéria era puramente matemática, então chamou um matemático! Que coisa boa… é a web possibilitando a interatividade entre as matérias.

Bom mas para entender os rumos da web convido-os a saber um pouco mais sobre a parte tecnológica da coisa. Como disse a web tem se tornado foco de frequentes discussões sobre fator de mudança social. Entre os motivos está o surgimento das mídias sociais, como Orkut e Facebook. O primeiro comprado pela Google, o último pela Microsoft. Todos achavam que o Facebook iria desbancar completamente o Orkut, em vista de que o Facebook encorporava novas idéias como disponibilizar apps (softwares que podem ser incorporados ao perfil da pessoa, acrescentando novas funcionalidades), perfil pessoal e profissional e integrar uma loja virtual ao site em que os usuários podem divulgar seus produtos, assim como o Mercado Livre ou o gringo Ebay. Mas não oi isto que aconteceu, pelo menos até a data em que escrevi este post. O Orkut conta com 16 milhões de usuários brasileiros, enquanto o Facebook apenas com pouco mais de 350 mil, mas nos States ele reina absoluto. Mas eu fiz um teste nele e acho que realmente não vai pegar aqui, a navegação é muito complexa para usuários inexpeientes e apesar de o site estar disponibilizado em português a imensa maioria de seus apps estão em inglês.

A tendência agora para as mídias sociais é se integrar cada vez mais a outros sites de serviços e notícias, que cada vez mais disponibilizam apps que possibilitam os usuários usarem seus recursos sem saírem de seu perfil, é como fazer upload de vídeos para o Youtube ou fotos para o Flickr sem sair de seu perfil.

Para saber para onde vão as coisas é interessante saber também que disponibiliza as melhores ferramentas para os desenvolvedores. Neste quesito a Microsoft parece até que vai falir. Outro dia fui ao encontro da Locaweb, que é líder no mercado de servidores no Brasil, lá teve uma palestra da Microsoft que foi um fracasso. Seus programas travavam, se mostravam ser pouco intuitivos e muito pesados aleém de serem caaaaaarosssss… ao final da palestra rolou um sorteio dos softwares da Empresa, e os que ganharam “brincaram” que tinham ganhado um exelente peso de papel. Por outro lado a gigante está até pagando pra quem faz buscas em seu sitema ao invés de fazer na google, mas não fiquem tão empolgados, por enquanto isto vale apenas para os americanos. E não se esqueçam que ela ainda é a que possui mais grana para investir em pesquisas e empresas e agora está com uma política de retensão de talentos muito boa, além de possuírem o Windows e o MSN que ainda são usados por 90% das pessoas, apesar de estarem ameaçados pelo Linux e pelas Mídias sociais que estão cada vez mais integrando serviços como falei, e um deles é conversas instantâneas assim como o Messenger, quem “assina” gmail já pode usufruir disto. O serviço Hotmail quando comparado ao da google é um lixo, a integração de seu banco de dados com o do MSN já fez com que muitas pessoas perdessem seus contatos, seu painel administrativo não permite separar os endereços por grupo, e ainda por cima não permite o envio de emails para mais de 50 pessoas!? Quase nada!! Para ter um serviço de email descente temos que INSTALAR o Windows Live Messenger, acorda Microsinha, não queremos mais ter que instalar coisas no nosso pc e como desenvolvedor também não troco a ADOBE a não ser se o produto for muito bom, já não basta ter que me reciclar de 6 em 6 meses para seguir as atualizações dela agora também vou ter que aprender tecnologias de outra empresa?! Olha, compre a Adobe e faça um browser que suporte download de torrent. Por falar em browser a chapa ta esquentando hein, o Mozilla entrou pro guiness com o maior número de downloads de um software já registrados num dia. E pra piorar a google ainda lança um browser também, hehehe. Abaixo estão alguns vídeos sobre a batalha travada entre Google e Microsoft, e Apple e Microsoft. Infelizmente não consegui muitos vídeos em português, e nenhum em português sobre a batalha entra a Microsoft e Adobe. A Microsoft está em todas as frentes de batalha rsrsrs. Não é a toa que é o que é né.

Saiba mais sobre o lançamento do Google Chrome, o novo navegador da Google

Este é um vídeo que mostra um pouco da historia da internet e do Google. Ele também faz algumas previsões para o futuro bastante interessantes

Análise do Windows Vista pela Apple

Bill Gates – Momentos que ele quer esquecer

Publicado por

admin

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

3 comentários sobre “Passado, presente e futuro da Internet”

  1. À tempos isso tudo parecia ficção científica.
    E só quero estar vivo quando, assistindo seção da tarde, alguém me chamar no msn pra uma vídeo conferencia com a galera na própia televisao. Pensando mais à fundo, acho que seremos todos tão sedentários no futuro..

  2. Se vc acha isto então assista ao filme Wall-e da pixar… tem uma parte que mostra exatamente este sedentarismo e “questiona” se é por causa da tecnologia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *