Pensamento administrativo na Era Industrial Clássica – 1900/1950

Era industrial clássica
Charlie Chaplin em cena do filme "Tempos Modernos"

Características da época, segundo o acadêmico Chiavenato

  • Início da industralização
  • Estabilidade
  • Pouca mudança
  • Previsibilidade
  • Estabilidade e certeza

Estudos acadêmicos da época, segundo o acadêmico Chiavenato

Algumas pessoas defendem mais uns teóricos do que outros, porém isto é um equívoco. Analisando a cronologia dos acontecimentos e refletindo sobre as informações acima, percebe-se nitidamente que as ideias se interligam e que não existiriam uma sem a outra, elas se complementam.

Nenhum teórico é mais certo ou mais errado que outro, todos contribuem de alguma forma para o melhor entendimento da Administração. Alguns cometem alguns equívocos nítidos, isto é certo, porém ao analisar o contexto histórico em que estes equívocos foram cometidos eles acabam se tornando compreensíveis.

Veja Taylor por exemplo, foi chamado de aproveitador e explorador pelas massas de trabalhadores da época. Hoje em dia, algumas de suas ideias seriam impensáveis, pois ele via o homem quase como uma máquina, e atualmente sabe-se que o ser humano é o maior ativo da empresa. Mas talvez, sem suas teses para contrastar com a realidade quase escravocata de alguns trabalhadores de 1900, as ideias humanísticas de Elton Mayo e Kurt Lewin não teriam feito tanto sucesso ou sequer teriam nascido.

Já tendo tido contado tanto com as ideias estruturalistas, quanto com a das relações humanas, Max Weber publica suas teses sobre Organização Burocrática em 1947, já com um cenário de maior entendimento entre chefes e empregados. Suas ideias fizeram tanto sucesso, que até hoje é visto como um dos pais da Sociologia moderna e um grande contribuinte do pensamento administrativo.

Publicado por

Diego Lopes

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

Um comentário sobre “Pensamento administrativo na Era Industrial Clássica – 1900/1950”

  1. Boa tarde Diego parabéns pelo trabalho desenvolvido neste site, gostaria de saber se você possui um vídeo de HENRI FAYOL parecido com esse de Administração científica, ênfase nas tarefas (1903) — Frederick Taylor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *