Chat ao vivo entre os usuários online de um site, uma nova tendência

Tendências para Redes Sociais
Tendências para Redes Sociais

Uma nova tendência se desenha na web, a possibilidade de obter mais informações em tempo real a respeito de quem está online.

Estas informaçõe podem ser usadas tanto pelo dono quanto pelos usuários. Tem como saber em qual página a pessoa está, quais são seus “movimentos”, de qual cidade ela é e se ela já for registrada no site as possibilidades de saber mais coisas são quase infinitas dependendo do banco de dados usado.

Eu já uso algumas ferramentas para obter informações a respeito da audiência do site, a mais importante é o Google Analytics, mas este não permite interação com as pessoas e apesar das informações disponibilizadas serem extremamente ricas ele não as entrega em tempo real. Depois inseri um código que me permite saber em tempo real quantos usuários estão online e de onde eles vieram, se foi do google de ou outra página, e quantos robôs de buscadores estão presentes indexando minha página. Mas não disponibiliza mais informações e também não me permite interagir com eles.

Daí instalei o “Google Talk Chatback“, que permite o usuário entrar em contato comigo quando eu estiver online, mas não me permite “chamar” ele para uma conversa. E muito menos integra as informações que obtive com o Google Analytics ou o outro código do qual falei com o usuário que estou conversando. Porém esta realidade está mudando.

Depois que pensei na possibilidade de cruzar informações obtidas sobre os usuários, com a possibilidade de interagir com eles, fui a caça de programas ou códigos que me permitissem tal façanha. Entre os melhores que achei estão o SideSparks, que permite que usuários vejam quantas pessoas estão online no momento, e conversar com elas. E o Eyebees que mostra quantos usuários estào online, em qual parte do site, seus movimentos e conversar com eles também. O resto apenas reinventa a roda a medida que não disponibiliza informações cruzadas com a possibilidade de interação, e muito menos as disponibilizam ao próprio usuário de maneira simples.

O Orkut, que também é da Google parece ter captado a mensagem, já disponibilizou a possibilidade de interação ao vivo entre seus usuários e a ver quem está online. Quem se preocupou com a perda de privacidade pode ficar tranquilo, que assim como o MSN o Orkut também permite definir seu status. O próximo passo será disponibilizar estas informações, sobre quem está online de forma rápida e simples, assim como no MSN, tudo numa janela só e com possibilidade de minimizá-la.

De olho num mercado ainda maior do que o próprio Orkut a Google inventou ainda o “Friend Feed Connect“, que com a possibilidade de ser inserido em qualquer página assim como os vídeos do Youtube, tornariam a própria Web sem deixar nenhum site de fora uma imensa rede social. O problema é que ele nos obriga a fazer cadastro para usá-lo e não cruza as informações a respeito do usuário com o site em que ele está no momento, mas se este programa se consolidar no mercado daí será apenas um pulo.

Quem quiser “casar” estas informações com outras para saber os rumos e os impactos destas novas tecnologias na publicidade on-line acesse: Textos sobre Publicidade On-line.

Quem quiser aprender mais a respeito destes e de outros assuntos sobre a Web, leia este post: Cursos na área de web, IPEC: Centro de Treinamento da ADOBE em BH.

Publicado por

Diego Lopes

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

7 comentários sobre “Chat ao vivo entre os usuários online de um site, uma nova tendência”

  1. Tá muito interessante seu blog cara, sempre que puder vô dar uma conferida pra ficar antenado nas novidades e tendencias desse mar de tecnologia que nos banha ou as veses até nos afoga … rsrsrs
    Grande abraço !!!

  2. Pois é tb queria ver rsrsrs, é q com este negócio do problema na minha cidade de um prefeito q não foi eleito ter entrado eu tenho tado um pouco ocupado. mas se nãp me engano no site do plugin tem ele funcionando. Mas assim q eu implatá-lo aqui te aviso ok? Grd abço!

  3. Na verdade não é um plugin, na aba ao vivo tem um embed do site ustream, e embaixo para cvsa comigo é o script do google talk chat back q eu falei neste texto msm. Grd abço e obrigado por frequentar o blog, em breve mais coisas interessantes sobre wordpress. Não sei se vc viu mas tb disponibilizo traduções de muitos plugins q traduzi, precisando de alguma coisa é só falar, t+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *