O que é Cultura Livre

liberdade-passaro-voando
Seja livre e ganhe dinheiro com isto

Você não se sente um idiota, ao ficar sentado 5 horas, escutando professores que você sabe que não são bem capacitados falando sem parar sobre um assunto que eles não dominam, e que muitas vezes você o domina perfeitamente bem, ou pelo menos tem alguma coisa para falar sobre para a turma mas não pode?

O engraçado é que algumas vezes o professor é especialista no assunto diante do mundo acadêmico, mas na hora do vamos ver mesmo é um bosta! Sabe porque isto acontece?

Para fazer o doutorado numa universidade federal, por exemplo, deve-se fazer uma prova e depois uma entrevista. Não raro acontece de alguém ir super bem na prova, e se dar mal na entrevista, que é muito subjetiva e é avaliada apenas por poucas pessoas. Ou seja, além de prova não provar que alguém é especialista merda nenhuma, porque tem muito doido aí que consegue decorar coisas com a maior facilidade, ainda tem o fato de poucas pessoas poderem decidir se alguém está apto ou não a fazer uma especiliadade ou a ganhar o título dela. Poucas pessoas são mais fáceis de serem corrompidas, além de já estarem estragadas pelo sistema, porque eles ganharam o título de especialistas neste mesmo modelo.

Antigamente, quando a informação estava disponível apenas a poucas pessoas, devido ao seu aprisionamento físico nos livros das bibliotecas, realmente não tinha como haver outro modelo de se destribuir títulos. Mas hoje, com o advento da internet, isto já é possível.

Este outro modelo, que irá diminuir a corrupção e a escravidão da Era da Informação, aliado ao Creative Commons e à Economia do grátis, dá-se o nome de Cultura Livre.

O que é Creative Commons

Imagine um professor reconhecido não pelo papel que carrega na mala, mas pelos milhares de acessos e comentários que tiveram em seu blog. Isto seria bom para o professor, que ganharia dinheiro pela publicidade, e para os alunos que teriam toda a vida acadêmica do profesor disponível para ser lida e relida por quem quisesse. Não teríamos de ficar indo à biblioteca estudar, pois o conteúdo da prova estaria no site do professor.

Além disso, se os professores ganharem dinheiro na internet isto iria forçá-los a sabê-la usar melhor, o que resultaria em mais conteúdo de qualidade na rede. É um absurdo professores não terem nem um perfil no Youtube com algumas playlists com vídeos bem escolhidos relacionados à sua matéria. O maior banco de vídeos sobre administração e empreendimento brasileiro, está no site endeavor.org.br, lá tem centenas de palestras dos maiores empresários do Brasil. Eu faço administraçõ na UFV, você acha que algum professor lá sabe disso? Sabe nada! Tem PhD em administração lá que não sabe nem quem é Barão de Mauá.

Sendo assim, é claro que o atual modelo do sistema de ensino está fadado a mudar rapidamente, porque ninguém mais aguenta isto. Minha irmã já faz vestibular desde os quinze anos de idade, se continuar assim, logo ninguém terá mais tempo pra nada, se já não é assim.

Publicado por

Diego

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

One thought on “O que é Cultura Livre”

  1. Não vou deixar nenhum comentário polemico sobre este assunto, pois recentemente sofremos com o abuso de poder de um professor que ao ter a obrigaçao de dar aulas e não dominar nada do assunto nos humilhou e nos fez passar por idiotas, sujou nosso curriculo e favoreceu outras pessoas, so pelo fato delas não terem batido de frente com suas ideias e conceitos que nào tem nenhum fundamento dentro da matéria dada por ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *