Os programas de compartilhamento de arquivos não funcionarão mais

É meus amigos, as coisas na Internet mudam rápido, e muito. Parece até que foi até outro dia(e foi rsrsrs) que indiquei diversos programas de compatilhamento em muitos dos meus posts. Mas é com muita alegria que agora vos digo: “eles estão morrendo”. Não o compartilhamento de dados, e sim os programas usados para tal.

Programas como eMule e Limewire praticamente morreram depois que inventaram sites de compartilhamento como 4Shared, RapidShare e diversos outros. Afinal é muito melhor fazer o download sem precisar de instalar nenhum programa que na maioria das vezes vinha com muitos vírus e trojans junto. Por isto a quantidade de pessoas que usam os programas de compartilhamento foi minguando cada vez mais até chegar ao ponto que está hoje: quase ninguém usando. E como um programa de COMPARTILHAMENTO vai funcionar se ninguém o usa?! Não tem jeito!

Já os sites de compartilhamento(que não são de tecnologia torrent) funcionam da seguinte forma. A pessoa abre uma conta neles e manda tudo quanto é tipo de arquivos pra lá. Depois o camarada insere o linke de download em sua página. Desta forma é muito mais confiável, porque quem te passa o linke pra download é uma pessoa que você “conhece”, ou o é dono do blog que você lê, ou o dono da comunidade de compartilhamento de músicas que você frequenta no Orkut.

Músicas por ser um tipo de arquivo menos “pesado” não é tão desconfortável assim fazer o download ou upload através de sites de compartilhamento. Mas para arquivos maiores é melhor compartilhar/baixar através da tecnologia torrent ou baixá-los de sites tipo Baixaki e depois procurar o crack ou o serial number do mesmo, porque assim não é necessário enviar o arquivo para nenhum servidor para compartilhá-lo e seu download é beeeemmm mais rápido quando tem uma quantidade de seeds decente no cas dos torrents. Seeds são os semeadores de torrents, quem os destribui. E torrent são arquivos de redirecionamento que indicam ao usuário onde está o arquivo que ele quer baixar na rede. Mas como são muitas pessoas que possuem torrent de um mesmo arquivo é possível fazer download de várias partes do arquivo e de várias pessoas ao mesmo tempo, é o que aumenta a velocidade de download.

Depois de já ter falado do porque que programas como eMule e Limewire estão morrendo queria falar agora do porque que programas que ainda não estão morrendo, como é o caso do Bitcomet(usa compartilhamento através de torrents), vão morrer. E o ponto chave desta questão está ligado à batalha pelo domínio do mercado de navegadores travada pela Google(Google Chrome), Mozilla(Firefox), Windows(Internet Explorer) e vários outros “tubarões” da web.
Devido às diversas disputas entre as empresas pelo domínio elas têm cada vez mais aberto mão de diversos “segredos” ou funcionalidades que no passado seria impensável disponibilizar ao consumidor. O primairo segredo entregue a nós, meros mortais, por algumas empresas foi o próprio programa. Isto mesmo, passaram a disponibilizá-lo de graça, visando mais usuários, até a Microsoft fez isto com o IE(Internet Explorer). Depois algumas empresas trasformaram seus programas e softwares livres(abriram o código). Isto foi uma boa jogada, pois com o código do software aberto surgiram legiões de programadores que incorporavam suas idéias ao programa, faziam isto por ideologia ou boa vontade, FAZIAM DE GRAÇA. Depois começaram a pagar a quem fizesse os plugins para seus browsers, para angaiar MAIS programadores. Quem deu o tiro de software livre e programadores pagos ao redor de todo o mundo com perfeição foi a Mozilla, com a ajuda da Google. Por enquanto a Microsoft apenas paga a quem desenvolve plugins de sucesso para o IE, mas ainda não liberou o código. Enquanto isto, na calada e depois de ter dado apoio a Mozilla, a google disponibilizou o Google Chrome. Ele é um navegador que segue os mesmos padrões de designer da Google, o mais limpo possível. Além de ser o mais rápido de todos(pelo menos foi o que falaram) e de possuir abas autônomas, o que significa que quando uma travar a outra continuará disponível, é como se cada aba do browser fosse um programa separado. O que foi sua maior inovação.

Então vamos repassar: hoje em dia todos os navegadores são gratuitos, todos disponibilizam plugins e todos pagam aos que inventam plugins bacanas. A maioria possui código aberto e os que não possuem como o IE, parecem não ser afetados por isto. Pra mim até agora estas foram as maiores conquistas de nós, usuários. E foi o que possibilitou todas as empresas de ponta a continuarem na ponta. Agora a Google inventou um navegador que diz ser mais rápido, mais “limpo”, e que não trava por completo. Quanto a ser mais rápido, eu teste e não achei tão mais rápido assim. Quanto a ser limpo em seu design, “grandes coisa”. E não travar quando outra aba trava é realmente legal, mas isto não me acontece muito, então não acho ser um grande diferencial assim.

Agora cheguei onde eu queria. Eu acho que o próximo passo decisivo que fará quem adotá-lo sair na dianteira será fazer um browser que possibilite dowload via torrent. Transformando assim o pc de todo usuário num servidor de verdade. Imaginem, todo pc seria um RapidShare, ou um Youtube, ou seja lá o que for todo pc seria realemente um banco de dados. Muitos sites que guardam informações(vídeo, arquivos, etc) ou progrmas que dão suporte a download de torrents morreriam, a começar pelo Bitcomet. Quando isto acontecer a humanidade dará um novo passo rumo à democracia da informação, e os hardwares ganharão mais importância, porque terão de suportar o tráfego e a quantidade de arquivos disponíveis em cada pc. Ufa, demorei mas concluí! Pense nisto. E assista aos próximos capítulos dessa novela aqui, no blog Diego Lopes!

Publicado por

Diego Lopes

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

7 thoughts on “Os programas de compartilhamento de arquivos não funcionarão mais”

  1. Blz, minha primeira crítica sem ser pelo meu português, sinal de que o blog está dando certo msm. Mas por favor qd forem críticar(xingar) evitem os palavrões mais chulos pq tem gente de família que frequenta o blog. E qd falarem que eu n sei nada seja homem e mostre onde eu estou errado, simplesmente faalr que eu n sei nada é fácil demais né n. Qt a chupar rola num vai rolar n cara tu vieste no blog errado gauchinho. Vai procurar outro guri pra te fazer homem chê!

  2. Show de bola tuas idéias Diego! Muito interessante mesmo. Continue informando / postando suas idéias, novidades e comentários a respeito desses assuntos. Parabéns e forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *