Dinheiro perdido na mudança de URL :-(

Como todos os que leem o site devem saber, eu mudei o nome dele. Antes era diegolopes.com.br. A audiência ia bem e os leitores pareciam estar satisfeitos no geral. Mas com este nome, eu imaginava que era mais difícil conseguir patrocinadores. Já pensou eu tentando um patrocínio falando: moço, por favor, dê uma olhada no meu site e veja se é do seu interesse patrociná-lo. E o cara olha o nome diegolopes (acha estranho), e pergunta sobre o que que é. E eu respondo: ah, um pouco de cada coisa. Pois é, não ia dar certo né!

Então mudei o nome para Cultura Livre e comprei a URL culturalivre.com pro 300 dólares dividido em 10 vezes. Na mesma época, mudei de servidor. Eu ainda não sabia fazer isto direito então o site ficou um tempinho fora do ar. Moral da história, junto com a mudança de nome e de servidor, minha audiência caiu de 1800 por dia para 1300. Não bastasse isso eu percebi que se antes a cada texto que eu escrevia minha audiência subia uma média de 50 a 100 pessoas com o nome novo não importava o quanto eu escrevesse, a audiência continuava estagnada.

Comecei a fazer umas análises e descobri que para minha audiência melhorar eu teria de fazer o redirecionamento do diegolopes.com.br para o culturalivre.com, fiz isso e nada. Investi em SEO e nada. Então comecei a deletar algumas páginas minhas do índice do google e a restringí-las via robtos.txt. Novamente minha audiência caiu mais ainda. Comecei a otimizar URLs com mais palavras-chaves, mas sem fazer oredirecionamento para as antigas, novamente outra queda.

Quando tudo parecia perdido, decidi fazer uma campanha de Social Marketing e espalhar alguns links pela Web, agora meu site está com 3 no Page rank da google e parecendo que vai melhorar. Vamos ver. Aguardem as cenas do próximo capítulo.

Consultoria em SEO
As fases do SEO

Publicado por

Diego

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *