Como evitar que o servidor caia ao usar o WordPress

Cuidado, não contrate a Locaweb
Cuidado, não contrate a Locaweb

Meu site está hospedado na Locaweb, e apesar de eles nem me darem uma satisfação válida quando meu site fica fora do ar um tempo, eles se sentem no direito de me enviar um email falando que se eu não der um jeito de fazer meu site ficar mais leve eles o tirariam definitivamente do ar. Então tive que ir a caça do que estava deixando meu site mais lento e cheguei a algumas conclusões.

O Plugin que de longe é o que mais sobrecarregava o site era o WP-Options-Manager. Este plugin serve para procurar entradas no banco de dados da tabela options que não são mais usadas, e possui uma opção de fazer isto automaticamente, e era isto que ferrava o trem todo, por isso se for instalar este plugin deixe esta opção desmarcada. Fora isso é um plugin muito útil para evitar “sujeira” no banco de dados.

Outro plugin que parecia estar sobrecarregando o banco de dados era o Skloogs MegaSena. Este serve para mostrar os resultados da megasena e calcular probabilidades dos números que mais saem. É bom para gerar uma audiência pro site em relação a este ssunto, porém não compensa o peso no banco de dados. Contactei o autor do plugin sobre isso mas ainda não obtive resposta.

Outra coisa que descobri também é que um plugin de cache é uma coisa muito importante quando um site tem muitas visitas. Ele podeaté mesmo aliviar o peso de outros plugins por manter algumas informações já em cache, evitando assim que seja feita consultas sem necessidade ao banco de dados. O que tenho usado é o WP Super Cache, que é o mais famoso. Porém há pessoas que falam que o 1BlogCacher é melhor, mas pelo WP Super Cache ser mais famoso estar sendo constantemente atualizado decidi experimentá-lo primeiro.

Gostaria de agradecer ao site PortoFácil pela minha principal fonte de pesquisa sobre o assunto, eis o linke: Plugins WordPress a serem evitados.

A conclusão a que cheguei com esta pesquisa foi ficar mais cauteloso quanto a plugins que executam funções automaticas no banco de dados, e tomar mais cuidado com os que buscam informações em banco de dados externos como o Skloogs fazia. Acho que se o Skloogs trouxesse menos informações de cada vez do banco de dados aliviaria um pouco o sistema, sugiro usar Ajax pra isso.

É isso aí pessoal, espero que tenha ajudado. Um grande abraço a todos!

Publicado por

Diego

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

Um comentário em “Como evitar que o servidor caia ao usar o WordPress”

  1. Diego,

    O plugin skloogs-megasena foi reescrito parcialmente na versão 3 para otimizar os acessos ao banco de dados. Cheque a nova versão.

    Quanto aos acessos externos, infelizmente o grande dilema do plugin é recuperar a informação dos resultados o mais cedo possível após a publicação no site da caixa economica, sem ter nenhum horário oficial de publicação (e na verdade a caixa publica primeiro o resultado e algum tempo depois complementa a informação com os dados sobre ganhadores…). Na versão 3 do plugin, eu também programei a tentativa de recuperação de dados do site da caixa a cada 15 minutos a partir de 20h.

    O mais simples poderia ter sido recuperar os dados o dia seguinte do sorteio, mas o sucesso (e interesse) do plugin vem do fato de poder apresentar os resultados logo após o sorteio… Estou até pensando em adicionar um sistema para atualizar o twitter do administrador do blog com os resultados da megasena assim que os resultados forem recebidos… Só falta o tempo para desenvolver isso agora.

    Atenciosamente,
    Phil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *