Olá a todos, estou montando um curso intermediário de SEO para quem quer começar a ganhar algum trocado na internet. Porém exige um certo vocabulário técnico para entender o conteúdo, por isto coloquei ele em primeiro. Abaixo segue o release. Obs: publiquei este texto a pedido de alguns leitores, porém ainda não o terminei, obrigado pela compreensão.
O curso básico de SEO para WordPress encontra-se neste link: http://yoast.com/articles/wordpress-seo/
Conhecimento técnico necessário para se fazer um trabalho de SEO no WordPress
Já testei várias plataformas CMS (Content Management System) e com certeza o WordPress é o melhor, tanto para blogs quanto para grandes portais. Ele já nasceu do jeito que os buscadores gostam. Portanto para se fazer um trabalho de SEO para algum site WordPress que não exija trabalho com programação e banco de dados basta saber:
- Conversar com os motores de busca através do arquivo robots.txt
- Manter URLs antigas funcionando através de redirecionamento 301 no .htaccess
Vocabulário
- Volume de pesquisas global mensal – volume de pesquisa pordeterminada palavra no google no mundo inteiro
- Exact Match – busca por palavra-chave exata, sem sinônimos
- Bookmarking – links de parceiros
- Backlink
- Tracklink
- Front-End – Também chamado de design do site ou tema, é onde o usuário navega e que é indexável
- Back-End – Painel de controle, apenas pessoas logadas podem entrar, nada lá é indexável
- Links internos – Links do seu site que apontam para páginas do próprio site
- Links externos – Links do seu site que apontam para páginas de terceiros
- HTML Tags
- Meta Description – HTML tag que contém a descrição da página
- Meta Keyword – HTML tag que contém palavras chaves relacionadas ao assunto da página
- URL Amigável – Como configurar no WordPress
- Dofollow – Tag que serve para avisar aos motores de busca para indexar tal página
- Nofollow – Tag que serve para avisar aos motores de busca para não indexar tal página
- Volume de pesquisas local
- SOC mede
- Se tiver SOC zero, pode ser em função de algum caractere especial, neste caso, elimina-se este resultado.
Sites sobre como conseguir ganhar dinheiro na internet
- Blog fique-rico.com
- Blog do Dinheiro
- Warrior Forum
Exemplos bem sucedidos:
- 300 dólares por dia com o adsense além da venda de ebooks e da audiência com a repercussão que houve
– Bibliografia:- Thread no Warrior Forum, tradução e acréscimos em: dinheirooportunidade.com
- Dating
Programas para análise de SEO:
- (Gratuito) AdWords Google Keyword Tool: https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal
- (Gratuito) Google Insights: http://www.ferramentasblog.com/2009/06/google-insights-for-search-palavras.html
- (Gratuito) https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=10004&topic=160
- (Gratuito) Google Webmaster Tool: http://www.google.com/webmasters/tools
- (Lista da Smashing Magazine de Web SEO Tools gratuitas) Complete list of best Web SEO Tools: http://www.smashingmagazine.com/2006/09/22/complete-list-of-best-seo-tools/
- (Pago) Market Samurai:
- (Pago) Micro Nicho Finder: http://movieoctopus.com/micronicho/2009/10/21/micro-nicho-finder/
- (Gratuito) SeoDevGroup – mesma empresa dona do Micro Niche Finder: http://seodevgroup.com/seo-tools/
- (Pago) Keyword Elite:
O melhor programa para análise de SEO é o Market Samurai, veja porque em:
Submeter a sites de bookmarking
- O segundo passo a dar, e isto partindo do princípio que os blogs já tem um ou dois posts, é submeter a sites de social bookmarking com links dofollow. Quando submeto os meus blogs aos sites dofollow, uso sempre como texto âncora as palavras chaves do URL, pois são essas as palavras para o qual me interessa indexar bem. Para reduzir ao minímo o tempo despendido nesta tarefa, eu uso o SocialMarker para submeter a 19 sites com dofollow em pouco mais de 5 minutos. Outro site que podem usar para facilitar esta tarefa é o SocialPoster. Inicialmente eu submeto apenas o link para o “homepage” do site, com as palavras chaves do URL, mas podemos sempre voltar aos sites de bookmarking para criar deeplinks para alguns posts. Independentemente do site que usarem, o mais difícil é mesmo criar um perfil em cada um destes sites sociais, mas também é algo que só fazem uma vez. Podem ler mais sobre o SocialMarker e SocialPoster neste post.
Comentar em blogs dofollow
- O objectivo deste passo é em tudo idêntico ao anterior, apenas permitindo obter links de sites diferentes, e consiste em comentar em blogs com dofollow nos comentários. Eu uso a list de blogs com links dofollow nos comentários da CourtneyTuttle, que tem mais de 200 sites. Por norma obtenho alguns links para a homepage e deeplinks para posts, sempre com o texto âncora que pretendo. Por uma questão de respeito, faço sempre comentários que considero úteis para o autor do blog. Não sendo sempre possível, tento comentar em blogs que estejam relacionados com o conteúdo do meu site, pois os links teram mais valor.
O que é site de nicho
- Mais de 13000 pesquisas globais mensais não é considerado nicho, e menos de 1000 pesquisas é pouco
Principais fatores que ajudam na indexação
- Estrutura do tema e conteúdo otimizado com tags HTML semânticas (h1, h2, h3, …)
- Link Juice nos lugares certos, usa-se tags nofollow para isto
- Conteúdo novo deve passar pela home (se ela for indexável)
- Tema com código fonte limpo
- Backlinks para seu site, importante fazer parcerias
- Nicho bem estabelecido
- URLs, meta description, meta keywords, título e conteúdo (deve conter foto, vídeo, áudio, links, palavras chaves em negrito e itálico) com palavras chaves inseridas
- Devemos deixar todos os artigos a dois cliques de distância: http://www.brpoint.net/deixando-todos-os-seus-artigos-a-dois-cliques-de-distancia.html
Fatores não indicados nas diretrizes
- Uma página não deve ter mais de 100 links a serem indexados. De acordo com as diretrizes da Google isto seria motvo para ban automático. Porém, é conscenso que isto é apenas uma recomendação, e que se desrespeitada não causa grandes problemas.
Exemplo de uma página com palavras chaves bem otimizadas
O link indicado contém um dos textos mais completos sobre como otimizar uma página para determinada palavra-chave e quais fatores influenciam nisto: http://www.seomoz.org/blog/perfecting-keyword-targeting-on-page-optimization
Programas para análise de conversão de layout
- Page Templater: http://movieoctopus.com/micronicho/2009/10/22/micro-nicho-page-templater/
- Article Magician: http://movieoctopus.com/micronicho/2009/11/01/article-magician-article-marketing/
http://movieoctopus.com/micronicho/
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Olá Diego!
Gostei do seu post, e já que você falou, vou perguntar: como você usa o socialmarker??? Eu já tentei, me cadastrei em algumas redes, porém na hora de clicar e ir colocar os links em todas ele trava, não vai pra frente nem pra trás, não sei o que tem, o problema é que nunca consegui, tem algum segredo?! Será porque eu uso o Chrome??
Agradeço a atenção!
Um abraço!
Olá Sandra, eu ainda não usei tudo que citei no post, este post é fruto de uma pesquisa de algumas semanas que estou fazendo e não de resultados concretos. Agora estou me preocupando mesmo é em como otimizar a URL de um post sem perder a aduiência da URL antiga que já estava indexada. Já teste os plugin Redirection, e Redirect Permalink, porém o primeiro parece não funcionar e o segundo parece ser para outra coisa. Tem o Jadecoder também, mas ele parece estar muito desatualizado.
Por um acaso saberia um jeito de evitar que as URLs antigas não otimizadas parem de funcionar? A invés disso gostaria que elas redirecionassem para a nova URL. Obrigado!
Boas…
Muito bom artigo, uma colectânea completa… Parabéns…
obrigado mesmo por compartilhar essas dicas,parabéns Luiz
Sou novo em SEO e este artigo me ajudou a esclarecer alguns conseitos, muito bom.