Top wordpress SEO plugins que testei ao mudar URLs permalinks do blog

Os plugins mencionados abaixo são os que testei ao migrar antigas URLs para novas. Esta mudança pode ser genérica, também chamada por mim de estrutural, ou pode ser na URL de um post apenas. Quando ela é genérica é mais fácil garantir que as URLs antigas tenham um redirecionamento 301 para as novas. Porém quando a mudança é apenas na URL amigável de um post eu não encontrei nenhum plugin que faça o redirecionamento 301 para a nova URL automaticamente. Então, pelo menos por enquanto se me perguntarem como faz isto, eu vou falar que é à mão no htacess.

Os quatro plugins abaixo prometem dar conta da mudança genérica e de cada post e tag também, porém não consegui fazê-los funcionar para o redirecionamento 301 automático ao mudar a URL de um post.

  • Permalinks Moved Permanently -> Plugin que permite uma manipulação maior do permalink. Porém, não vi utilidade perante as configurações padrões que o WordPress oferece. No meu caso, o problema não era a mudança na estrutura de permalinks e sim de diegolopes.com.br/blog para diegolopes.com.br.
  • Platinum SEO -> Cuida de todo o SEO do tema do seu site, o SEO interno dos posts, deve ser feito nos posts.
  • jadedcoder Sticky Permalinks -> Mantem um histórico de seus permalinks. Sendo assim, não importa quais mudanças faz em seu site, ele redireciona os links antigos para os novos. Por MatthewHorner. Ainda não o testei.
  • Redirection -> Parece ser o mais poderoso plugin para resolver problemas de permalinks e mudança da URL do site. Vou testá-lo mais, se reamente for bom e me ajudar, farei uma tradução dele. Se você teve problemas ao mudar a URL ou os permalinks nem perca tempo com outro plugin, pois se algum puder lhe ser útil será este. Porém não consegui fazê-lo funcionar rsrs

Apenas mudança estrutural e verificação de links quebrados

  • Absolute Links -> Verifica se tem links internos quebrados. Já usei e parece ter funcionado perfeitamente.
  • Broken Link Checker -> Verifica se há links externos e internos quebrados. Ele tem uma função de verificação automática que vem habilitada por padrão “72 horas”. Cuidado, verificações automáticas pode ser um fator de sobrecarga no servidor.
    Obs: Este plugin abre opções em duas abas do WordPress, O Bronken Links em Ferramentas, e a Link Checker em configurações. Isto não é bom, pois dificulta a vida do desenvolvedor. O ideal é que o plugin tenha todas as configurações e ações reunidos num só lugar. Agilidade no desenvolvimento e na administração devem ser levados em conta na escolha do melhor plugin, é o que acho.
  • RB Internal Links -> Ele utiliza códigos customizados que devem ser usados ao linkar um post a outro. Desta forma da próxima vez que mudar a estrutura, tudo estará funcionando corretamente. Ainda não o testei, mas parece não ser realmente necessário, já que é só ver o id do post e linká-lo pelo mesmo. Resumindo ele serve para fazer links usando shortcodes.
  • Redirect Old Slugs -> Promete praticamente a mesma coisa dos debaixo.
  • Dean’s Permalinks Migration -> Promete a mesma coisa dos dois plugins abaixo. Apesar de estes plugins não atenderem ao meu problema, eles parecem ter grande influência perante os robôs da Google, não ajuda muito o usuário final, mas orienta onde os robôs devem indexar.
    Apesar de este plugin não ser atualizado desde 2007 ele também está em alta, se não gostar do Redirection teste este. É bom lembrar que o Redirection já é 2.0, o que siginifica que é patrocinado, eu olho muito isto na hora de escolher um bom plugin.
  • Advanced Permalinks -> Tive praticamente a mesma opinião do plugin acima. Plugin que permite uma manipulação maior do permalink. Porém, não vi utilidade perante as configurações padrões que o WordPress oferece.
  • Custom Permalinks -> Permite definir links customizados para cada post, página, tag ou categoria. Ex: de diegolopes.com.br/categoria/nome-do-post para diegolopes.com.br/qualquer-coisa-que-quiser. Fiquei conhecendo este plugin no meio do caminho, porém não servia para o que eu queria.

Em breve farei outro texto com minhas conclusões sobre mudança de URL e contando com quais plugins dos que teste eu fiquei. No momento estou inclinado a ficar com o Broken Link Checker, Absolute Permalinks e Redirection.

De DiegoLopes.com.br para CulturaLivre.com
De DiegoLopes.com.br para CulturaLivre.com

Publicado por

Diego Lopes

Graduado em admnistração pela UFV, atua na como coordenador de projetos web há mais de dez anos. Já trabalhou em 3 empresas no Vale do Silício e gerenciou mais de 1 milhão no Google Adwords e 100 mil dólares no Facebook.

Um comentário sobre “Top wordpress SEO plugins que testei ao mudar URLs permalinks do blog”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *